29 de janeiro de 2016

Fontes de Proteína para Vegetarianos

Eu não posso dizer que sou vegetariana, porque ainda como peixes e frutos do mar de vez em quando, talvez umas 2 ou 3 vezes na semana. Me tornei (quase) vegetariana naturalmente. Desde criança não como carne vermelha, nunca gostei do gosto, cheiro, aparência e não me agradava nem um pouco olhar para aquele pedaço de carne crua e pensar que aquilo era um bichinho vivo... Assim também foi com o frango, que já na adolescência eu fui recusando e quando adulta já não como há alguns anos. Com os peixes é um pouco diferente. Como eu não faço muita questão, acabo me alimentando basicamente como vegetariana, mas estou na praia toda semana e, claro, os peixes e frutos do mar estão sempre presentes nesse ambiente e nos restaurantes que frequento! Então, quando tenho vontade, eu como. 

Tudo isso foi muito natural para mim, nunca começou por ideologia mas, quanto mais eu amadureço e me informo sobre o assunto, mais eu acho que a alimentação vegetariana será a alimentação do futuro. Acredito que isso será a evolução natural do ser humano. Não precisamos matar para comer, isso já passou, hoje temos todas as ferramentas para nos alimentar sem causar dor ou sofrimento ao próximo. Sim, o próximo a que me refiro são os animais. :) 

Que fique bem claro que respeito toooodos que comem carne, cada um sabe das suas escolhas, e cada um está numa jornada diferente. Eu mesma, por ter todas essas informações e buscar saber mais sobre o assunto, não deveria comer peixes... Porque os fatos estão aí. Não podemos ignorar: A agricultura animal é a indústria mais destrutiva do planeta hoje.

As grandes organizações, como o o Greenpeace e outras ONGs famosas se omitem sobre o assunto, afinal vivemos em um mundo capitalista, onde o interesse comercial, os acordos e "parcerias" falam mais alto... Para quem se interessar sobre o assunto, sugiro o documentário Cowspiracy, que mostra os fatos e o impacto ambiental que estamos causando por consumir produtos de origem animal.

ALGUNS FATOS:

Desmatamento: A pecuária é responsável por 91% da destruição da Amazônia.

Água: Para produzir 1 hambúrguer, usamos 660 galões de água (2498 litros) - o equivalente a 2 meses de banhos de chuveiro. E você aí achando que desligar a torneira enquanto escova os dentes e lavar a louça com mais consciência está fazendo grande diferença no desperdício de água no mundo...

Uso de terra: 1/3 da terra é desertificada devido à criação de animais. A industria pecuária cobre 45% da área total da terra.

Mudanças climáticas e efeito estufa: Enquanto essas "grandes organizações" querem que a gente acredite que o problema são a emissão de CO2 ou de outros gases que fábricas e industrias diversas liberam, hoje sabemos que só a criação de gado é responsável por 65% das omissões de óxido nitroso no mundo (que é 296 vezes mais destrutivo que o CO2).

Esse é o trailer do filme:



Além de todos esses fatos, eu acho que não temos o direito de escravizar os animais, pois é isso que fazemos: capturamos, criamos, prendemos, exploramos e matamos os animais para nosso "benefício".

Bom, opiniões de lado, também sabemos que uma alimentação com menos carne é mais saudável e que podemos encontrar toda a proteína, aminoácidos, ferro e vitaminas em fontes vegetais. Essa tabela, por exemplo, mostra que as carnes nem são a maior fonte de proteína que existe:
Esses dias encontrei essa "tabela" super completa com as principais fontes de proteína vegetal e, pra completar, ela ainda mostra quantas gramas de proteína esses alimentos têm por porção e os valores calóricos! Pode clicar que aumenta!




Related Posts with Thumbnails