10 de outubro de 2016

Homemade Granola Bars: Barra de Aveia com Proteína


Esses dias eu caí da cama as 5:30 da manhã e não conseguia mais dormir por nada. Resolvi ir para a cozinha e inventar algo. Adoro me aventurar na cozinha, principalmente se for pra fazer opções saudáveis! Dessa vez fiz barrinhas de cereal com proteína isolada. Todo mundo sabe que as barrinhas industrializadas não são a melhor opção de lanche, né? Primeiro, por que elas contêm muito açúcar e conservantes e segundo, porque são um alimento alto em carboidratos e baixo em proteínas. Por isso, se você é como eu, que precisa de uma guloseima para disfarçar a vontade de comer doces, o ideal é fazer a sua própria versão saudável das amadas barrinhas de cereal!

Vou passar a receita, eu fiz com o que achei na despensa, mas você pode adaptar da maneira que preferir. Pode variar sempre desde que tenha essa base: FRUTAS SECAS + AVEIA + NOZES/CASTANHAS + PROTEÍNA ISOLADA + ÓLEO DE CÔCO.
Ingredientes:

- 12 damascos secos (ou 5, 6 tâmaras secas)
- 1/2 xic de frutas secas (uva passa, cranberry, blueberry, goji...)
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher cheia de óleo de côco
- 1 xíc de aveia grossa
- 1/2 xícara de farelo de aveia (pode processar a aveia grossa)
- 50 g de amêndoas
- 20 g de castanha de caju
- 2 scoops de proteína isolada (usei a de chocolate Vegan da Sun Warrior)
- 10 gotinhas de adoçante
- essência de baunilha a gosto
- canela em pó a gosto

Preparo:

Em um processador pique as nozes e castanhas (eu costumo deixar uma parte mais fina e outra bem grossa) e reserve. Em um recipiente grande, misture as nozes a aveia, o farelo de aveia e a canela.
No processador, bata bem os damascos, metade das frutas secas, mel, óleo de côco, adoçante, baunilha e a proteína isolada. Se necessário, coloque uma ou duas colheres de sopa de água. Quando estiver bem processado, junte essa "pasta" com o restante dos ingredientes do recipiente e a outra metade das frutas secas e misture muito bem.

Forre uma assadeira com papel alumínio e despeje a mistura, pressionando muito bem para ficar compacto.

Essa receita pode ser RAW (crua, sem usar o forno) ou se preferir que fique mais crocante pode colocar no forno médio por 10 minutos. Eu deixo uns minutinhos no forno só pra incorporar bem, assim ela não quebra tanto quando eu corto! Quando estiver morno, corte as barrinhas com uma faca de serra e leve á geladeira. Se você não usou o forno, refrigere por 2 horas e depois corte. Para durar bastante eu costumo deixá-las no congelador! Não fica duro por causa do óleo de côco e das frutas processadas.

Bom apetite! ;)
Related Posts with Thumbnails